Você conhece a dojot?
A dojot nasceu com o objetivo de desenvolver e demonstrar tecnologias para as cidades inteligentes. Inicialmente com foco nos pilares de segurança pública, mobilidade urbana e saúde, pretende construir um ecossistema multidisciplinar nessas áreas.
É uma plataforma brasileira com uma proposta open source, para facilitar o desenvolvimento de soluções e o ecossistema IoT com conteúdo local voltado às necessidades brasileiras, assumindo um papel habilitador com:
- APIs abertas tornando o acesso fácil das aplicações aos recursos da plataforma
- Gerenciamento do ciclo de vida de dispositivos (planejamento, configuração e monitoramento);
- Construção de fluxos de dados e regras de forma visual para processamento de dados em tempo real;
- Persistência dos dados;
- Interface para acesso aos dados em tempo real.
A dojot é uma plataforma baseada em tecnologias no estado da arte e adota uma arquitetura de micro serviços, possibilitando uma implantação funcional customizada e escalável conforme a necessidade, bem como uma fácil integração com outros sistemas baseados em serviços.
Apesar do foco original da plataforma ser o ecossistema de cidades inteligentes, a dojot tem sido utilizada com sucesso no desenvolvimento de soluções de IoT nas áreas de saúde, agronegócio e indústria.
Qual a origem e objetivos dessa plataforma?
A plataforma é resultado do projeto “Plataforma Aberta para IoT e suas Aplicações”, que conta com o apoio do FUNTTEL, do MCTIC, via Finep e é conduzido pelo CPQD, seu principal executor, em parceria com outras instituições de ciência e tecnologia: Instituto Atlântico, Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) e Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação (FACTI).
Com código aberto, está posicionada para ser habilitadora e facilitar o desenvolvimento das soluções IoT. Além disso, a plataforma visa disponibilizar a toda uma comunidade as contribuições advindas de sua evolução e aperfeiçoamento.
Afinal, essa é a ideia da plataforma aberta:
constante desenvolvimento e evolução!

Manifesto dojot
Proveniente da origem oriental, dojot é a derivação de Dojo (ou Dojô), uma palavra que em japonês significa basicamente “o local onde se treinam as artes marciais japonesas”.
O Dojô não é apenas uma simples área, é um lugar a ser respeitado como se fosse a casa dos praticantes. Por isso, culturalmente é muito comum ver o praticante fazendo uma reverência antes de entrar nessa área, assim como fazem antes de adentrarem seus lares.
Interligando esse conceito ao ambiente virtual e aplicando ao desenvolvimento de software, o Dojô representa o lugar de um encontro de desenvolvedores, buscando exercitar boas práticas e absorvendo a visão de desenvolvimento como uma arte.
Ao unir esse conceito ao da Internet das Coisas buscamos as melhores práticas de desenvolvimento de software para IoT, reunindo especialistas multidisciplinares para acelerar a entrega de soluções e reduzir os riscos inerentes à inovação.
dojot = dojô, IoT e conectividade.
